Paris-2024: A História e Como Será o Handebol nas Olimpíadas

handebol na Olimpíada de Paris-2024

O handebol na Olimpíada de Paris-2024 promete ser emocionante, com muita disputa e equilíbrio. Handebol é um esporte coletivo praticado em todo o mundo, e na próxima Olimpíada, o handebol de quadra será a modalidade em destaque. Além disso, um torneio de exibição de handebol de areia será realizado, visando sua inclusão no calendário olímpico futuro.

O objetivo do handebol é simples: usando as mãos, os jogadores arremessam uma bola em direção ao gol adversário. Quem fizer mais gols durante o tempo de jogo, vence.

Uma equipe entra em quadra com 7 jogadores, incluindo o goleiro. Apenas o goleiro pode tocar a bola com os pés, e isso somente durante a defesa.

História do Handebol

O handebol, como conhecemos hoje, tem pouco mais de 100 anos. Desenvolvido na Alemanha por volta de 1919, a primeira partida internacional foi disputada em 1925, entre Alemanha e Áustria. Essa será a 15ª aparição do esporte nos Jogos Olímpicos, prometendo muita disputa e emoção.

Handebol nas Olimpíadas

O handebol é um dos esportes coletivos nas Olimpíadas. A primeira aparição foi na Olimpíada de Berlim-1936, apenas no masculino. Após uma ausência de 6 edições, o handebol retornou em Munique-1972. No feminino, a estreia ocorreu nos Jogos de Montreal-1976.

Com 14 participações até Tóquio-2020, o handebol já distribuiu 78 medalhas, sendo 42 no masculino e 36 no feminino. Diferente da maioria dos esportes, onde um país se sobressai, o handebol mostra equilíbrio entre as delegações vencedoras, com dominância europeia.

Principais Vencedores

No top 10 dos maiores vencedores, apenas a Coreia do Sul não faz parte da Europa. França (4 ouros, 2 pratas e 1 bronze), Coreia do Sul (2 ouros, 4 pratas e 1 bronze) e Noruega (2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes) são os países que mais subiram ao pódio na modalidade.

Vale destacar a União Soviética e a Dinamarca, ambas com 4 medalhas de ouro, sendo nações destacadas ao longo dos torneios.

Handebol na Olimpíada de Paris-2024

Em Paris-2024, o handebol terá disputas no masculino e no feminino, com 12 times em cada gênero. O torneio começa com 2 grupos de 6 seleções. As 4 melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, seguidas das semifinais e a final. As equipes perdedoras nas semifinais disputam a medalha de bronze.

Grupos do Handebol

Masculino
Grupo A: Espanha, Croácia, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Japão
Grupo B: Dinamarca, Noruega, Hungria, França, Egito, Argentina

Feminino
Grupo A: Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca, República da Coreia
Grupo B: Hungria, Países Baixos, Espanha, França, Brasil, Angola

As competições ocorrerão no ginásio Pierre Mauroy. O torneio feminino será entre 25 de julho e 10 de agosto, e o masculino de 27 de julho a 11 de agosto.

Brasil no Handebol Olímpico

O Brasil não é uma potência no handebol olímpico, mas vem melhorando seus resultados. O título mundial da seleção feminina em 2013 é um destaque, mas ainda não há medalhas olímpicas.

A estreia da seleção masculina foi em Barcelona-1992, terminando na última colocação. Desde então, o Brasil tem sido presença constante nos Jogos, participando de todas as edições desde Atlanta-1996.

A seleção feminina estreou em Sidney-2000, ficando em 8º lugar. As melhores colocações do Brasil foram na Rio-2016, com a equipe feminina em 5º lugar e a masculina em 7º.

Para Paris-2024, apenas a seleção feminina se classificou, após ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. A equipe masculina ficou com a prata e não se classificou, após ser derrotada pela Espanha no Pré-Olímpico.

A Escola do Atleta

Quer melhorar sua performance no handebol e outros esportes? Conheça a Escola do Atleta! Oferecemos módulos de Apoio e Patrocínio, Auto Hipnose, Neurociência e Exercícios Cognitivos, Treinamento Físico e Prevenção de Lesões, e o Treinamento Atleta Antifrágil. Junte-se a nós e leve seu desempenho ao próximo nível!

Para saber mais, acesse Escola do Atleta.

Fique por dentro das novidades! Receba nosso conteúdo exclusivo.

Mais lidas